Home Page > Notícias > Energia elétrica – A economia começa dentro de casa

Veja dicas simples de como economizar energia e tornar sua rotina mais sustentável.

Quem nunca saiu de um cômodo e esqueceu a luz acesa? E aquele banho longo demais, vai dizer que nunca tomou? Hábitos que parecem inofensivos podem ser responsáveis pelos altos gastos de energia elétrica na sua casa. Mas existem maneiras de acabar com toda essa despesa inútil e hoje vamos falar sobre como pequenas práticas podem causar uma redução considerável no seu consumo de energia.

Estudo da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) aponta que as residências brasileiras possuem cerca de 15% de potencial de economia energética. Que tal aproveitar todo esse potencial para poupar energia e ainda diminuir seus gastos dentro de casa? Separamos algumas dicas que podem tornar esse desafio mais fácil do que você imagina.

1. Use a luz natural
É preciso mesmo manter a luz acesa durante o dia? Se o seu apartamento é privilegiado com a presença do sol batendo pela manhã ou à tarde, aproveite essa fonte natural de energia! Basta abrir mais as janelas, afastar as cortinas e deixar o sol entrar.

2. Ao se ausentar de um cômodo, apague a luz
Nunca deixe a luz acesa sem necessidade. Quando sair do quarto ou deixar a cozinha após uma refeição, sempre apague a luz. Cômodo vazio não precisa estar iluminado, certo?

3. Dê preferência a lâmpadas fluorescentes ou de LED
Na hora de escolher as lâmpadas para a casa, prefira as fluorescentes. Apesar do preço mais elevado, as lâmpadas fluorescentes consomem menos energia elétrica que as incandescentes, além de terem maior durabilidade. Já as lâmpadas de LED garantem uma economia ainda maior, pois seu consumo é muito baixo.

4. Atenção para celulares e computadores
Desligar o monitor do computador quando o mesmo estiver ligado e fora de uso é uma medida simples e eficaz, que reduz em 50% o seu consumo de energia. A dica também vale para quem tem mania de deixar o celular carregando por horas seguidas. Certifique-se de retirá-lo da tomada assim que a bateria estiver cheia, pois o aquecimento gerado aumenta o gasto de energia.

5. Aparelho de ar-condicionado não precisa ser inimigo
Grande vilão dos gastos com energia elétrica, o ar condicionado precisa de manutenção constante para não consumir além do necessário. Faça a limpeza dos filtros a cada 20 dias, especialmente no verão, quando o uso é maior. Além de melhorar o rendimento do aparelho, você preserva a sua saúde, pois evita o acúmulo de ácaros e poeira.

6. Cuidados na cozinha
Geladeira – Certifique-se de que a borracha de vedação está em bom estado e regule a temperatura de acordo com a estação, aumentando o resfriamento no verão e diminuindo no inverno. Evitar o abrir e fechar além do necessário também ajuda a economizar os gastos com geladeiras, que chegam a consumir até 30% da energia de uma residência.
Microondas – Utilize apenas quando for extremamente necessário, pois o aparelho consome três vezes mais energia que o fogão.
Máquinas de lavar – Na hora de lavar roupas e louças com máquinas deixe acumular um quantidade que utilize a capacidade máxima delas. O mesmo vale para as secadoras de roupas, que junto com as lavadoras, podem consumir até 5% da energia da casa.

7. Economize no banheiro
Chuveiro – O aparelho elétrico para o aquecimento de água é um dos maiores consumidores de energia de uma casa. Por isso, além de evitar banhos longos, procure manter o chuveiro na posição “verão” nos dias mais quentes. Na opção “inverno”, o consumo é quase dobrado.
Secadores de cabelo e escovas elétricas – Estes aparelhos consomem quase tanta energia quanto o chuveiro. Não utilizá-los em potência máxima ajuda a reduzir o gasto.
Horário de pico – Se possível, evite tomar banho entre 18 e 21 horas, quando o consumo de energia é mais alto.

Gostaram das dicas? Elas são só o início do caminho para uma rotina mais barata e sustentável. Começar pela sua casa é o primeiro passo para levar estes hábitos até as áreas comuns dos condomínios. Dar o exemplo ao vizinho é fundamental!

[Fonte: www.condominiosverdes.com.br]